sábado, 1 de maio de 2010

Fisiologia da Paixão

Resolvi abordar o tema central do blog...e após uma breve pesquisa de informações, achei alguns dados bem interessantes e decidi compartilhá-los neste espaço!!!

A paixão tem um tempo de vida suficiente para que o casal se conheça, copule e produza uma criança."Seres humanos são biologicamente programados para se sentirem apaixonados durante 18 a 30 meses" afirma aa Dr.Cindy Hazan da University New York, ou seja, nada mais nada menos que 2anos!!!

Os hormônios são culpados pela duração de apenas dois anos de uma paixão amorosa, segundo um estudo publicado no último número da revista "Chemistry World", da Real Sociedade de Química do Reino Unido.

Segundo o estudo, enquanto, no início da relação é abundante um elemento químico chamado neurotrofina, que provoca o desejo, com o passar do tempo a quantidade dessa substância diminui, e ela é substituída por um hormônio denominado oxitocina, que consolida os sentimentos mais duráveis de amor e de compromisso.

Isso me fez pensar algo...
Será que os HOMENS estão com defeito de fabricação de oxitocina???? rsrsrs
Brincadeiras à parte, vou continuar com os dados do estudo, e apresentar a fisiologia da paixão e os sentidos que se movimentam com ela.

visão: é a principal fonte de estímulo envolvidos na atração... por ela tudo é percebido, ou seja, digamos que o "amor entra pelos olhos" rsrs

audição: é através da linguagem e a forma de espressar as palavras, o susurro é a forma de incitar as preliminares da aproximação, então... o "desejo de quero mais"

tato: representa toda a nossa sensibilidade expressa através de 5milhões de receptores nervosos, traduzindo o primeiro contato físico, que é a forma de comunicação mais íntima e intensa, e a experiência recíproca da pele, uhm... dai "as barreiras caem"

paladar: é através da boca, a primeira fonte de prazer na vida, e não há mais dúvidas!!! o beijo promove um estímulo erótico e uma reação em cadeia, haha... "agora impossível parar!"

olfato: responsável por detectar os sinais químicos, ou seja, O FODÃO! é capaz de captar sabe-se lá como os famosos ferormônios envolvidos no comportamento sexual e de marcação de território, sendo o que promove o famoso "Amor à Primeira Vista"

Finalizo com umas dicas para manter a paixão em alta, de acordo com a terapeuta de casais Claudia Tolledo.
1) manter o diálogo;
2) desenvolver uma atividade conjunta com o companheiro;
3) aprender a rir dos próprios defeitos e do outro;
4) manter rituais familiares;
5) preservar momentos de intimidade;
6) ter um espaço individual;
7) ter um espaço de acordo mútuo;
8) cultivar o riso em família;
9) manter a cumplicidade no olhar;
10) ter planos para a vida do casal.

Bem...
Não é que seja assim tão fácil..., senão seria só seguir a receita e pronto!!! todos seríamos felizes em nossos relacionamentos, e tudo ia ser perpétuo e perfeito!!! Mas sabemos que não é bem assim... mas cada um tem a contribuir com a sua parte, a cada momento, no dia-a-dia e sempre... esse pensamento já é o primeiro passo para manter acesa a chama da paixão dentro de nós.

bjksss,
Giully

5 comentários:

  1. Oláaa!

    Nossa! Apesar de cientificamente comprovado encarando a paixão em um relacionamento por este prisma, num primeiro momento, sequer nos dá vontade de iniciar um relacionamento.

    Porém, graças a "Dr. Terapeuta" citada ao fim do post, pelo menos eu cheguei a ter mais certeza em uma de minhas "teorias": é possível alimentar uma paixão - ou várias - para que um relacionamento seja duradouro. Paixão com o tempo tende a virar a amor. Paixão é passageira, mas o amor se transforma e se ramifica. Quando um casal consegue alimentar em conjunto uma ou várias paixões acabam por alimentando o relacionamento de paixão e se apaixonando todos os dias novamente.

    Enfim, como você disse, não existe uma "receita de bolo" e, pessoalmente, mesmo que houvesse de nada adiantaria para mim pois eu odeio "receitas", fórmulas", etc, tanto para fazer um bolo como para me relacionar.. rsrs

    Curiosidade engraçada ao ler este Post: Esta semana eu discuti muito sobre Ocitocina (Oxitocina). Bem, além de um hormônio você sabia que Ocitocina também é um "medicamento"?

    Pois é, até o mês passado eu também não sabia. Enfim, após ter perdido uma coelha "entupida" com os filhotes na barriga porque não teve contrações eu descobri a Ocitocina.

    No meu caso eu buscava uma solução para os problemas com contração no parto, etc. Este "problema" foi resolvido porque agora na prática ao 32º dia se os filhotes não nascerem eu taco Ocitocina na coelha para que ela tenha contrações.

    Agora, o mais interessante é que quando estava pesquisando sobre a Ocitocina li várias coisas e lembro de ter lido que era considerado o "hormônio do amor" e ciatavam várias situações, etc. Enfim, não lembro de todas, mas uma não me saiu da cabeça: "O nível de Ocitocina aumenta em 400% após o orgasmo"(!!!). Não é fabuloso!?!?! Ahh, e mais: um artigo dizia que se pingada uma gota de Ocitocina no nariz de uma pessoa prestes a iniciar uma briga a ocitocina diminui a proporção de cortisol (hormônio do estresse).

    Após ler seu post não duvido nada que eu comece e "me drogar" com a Ocitocina das minhas coelhas... ahahaha...

    Bitocas!

    ResponderExcluir
  2. Amei o post! Eu acredito que uma mesma pessoa possa despertar novamente a paixão depois desses 2 anos... Vc não acha?

    ResponderExcluir
  3. Ju...
    Não só acho, acredito como já vivi isso!!!
    Já me apaixovei várias vezes pela mesma pessoa, isso é fascinante, pois parece que um dado momento percebemos algo novo, ou aquele mesmo jeito ou sorriso que nos fizeram apaixonar anos antes... é uma delicia!!!
    Amar sempre é maravilhoso!!! ainda mais quando é reciproco....
    saudades de vc menina!
    beijãooo

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Deixando de lado a aula de biologia e a disputa acirrada entre a oxitocina (ocitocina) e neurotrofina, diga-se de passagem que ainda bem que elas existem e que mesmo que com suas restrições contribuam para que continuemos alimentando a nossa alma na busca por um relacionamento bacana. Na realidade as pobrezinhas acabam sendo as vilões da história, porque é bem mais fácil colocarmos a culpa nos hormônios ou ferormônios do que assumir que a solução para esse problema está muito mais ligado a cumplicidade do que mesmo ao sexo.
    A realidade é que ninguém é de ninguém, que não queira ser. Eis a questão!
    Se me permite o grande poeta vinícius de Moraes, "que não seja infinito, mas que seja eterno enquanto dure..." Nisso eu só posso agradecer a ACITOCINA.rsrsrsrsr...
    O problema maior é que nem sempre estamos satisfeitos conosco, sempre querendo algo mais, "essência do ser humano...", mas graças a Deus isso contribui também para que com nossas experiências de vida possamos colocar na balança e verificar o nosso perfomance e fazendo felizes aqueles que conseguem saldo positivo nessa hora.
    A verdade é que temos que viver intensamente porque a vida é curta pois o tempo é cruel.Nunca deixe para amanhã o que pode ser feito hoje, mas sempre com prazer. Viva intensamente cada momento só ou acompanhada e nunca saia em busca de alguém, porque só vai encontrar problema.
    Acredite que o cara lá em cima tem algo especial para você.
    Beijão...

    ResponderExcluir