sábado, 22 de maio de 2010

Cidadania é para todos...

Entrei num período sem grande inspiração, por conta de um certo desânimo que bateu à minha porta... em parte o noticiário da semana contribuiu para isso, afinal como um ser humano pode se sentir ao ler essas manchetes: "Câmeras flagram jovens agredindo homem em Brasília", "Vereador agride síndica em festa de criança em Niterói " e "Procuradora agride filha adotiva de dois anos". Será que alguém ouviu falar em cidadania??? direitos??? Eu acredito que estejam distorcendo muito a questão de direito... pois as pessoas só pensam nos seus próprios direitos, nos seus benefícios, nas suas vantagens... e esquecem que os seus direitos terminam quando começam o do outro. E alguém se importa com O OUTRO??? E isso vai desde o simples, em saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia!!!! as pessoas trabalham juntas e não se dão bom dia!!!! as pessoas cruzam com vizinhos, atendentes da padaria, jornaleiro, porteiro do prédio e não expressam um sorriso no rosto, um oi, um obrigado!!! Aonde vai parar isso tudo???
E se isso são coisas simples, que podemos fazer no dia-a-dia, e melhorar um pouco o peso do nosso cotidiano, imagina se pensarmos o que poderíamos fazer para saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país... ai, será certo de que lavam-se as mãos e ouvirei que não é responsabilidade deles.

"A revolta é o último dos direitos a que deve um povo livre para garantir os interesses coletivos: mas é também o mais imperioso dos deveres impostos aos cidadãos."
Juarez Távora - Militar e político brasileiro.

Já dizia o meu tio, Juarez.
Não temos direito à revolta, não temos direito ao cansaço...

Então pensemos, o que podemos fazer para melhorar o meu ambiente familiar, o meu ambiente de trabalho, o bairro em que moro, a cidade onde vivo... e assim, um dia estaremos movimento uma corrente de força, energia e atitude muito maior!!!
Não podemos é permitir que cada vez mais as pessoas só vejam os seus direitos e não os seus deveres, e cada vez mais, passem por cima de tudo e de qualquer um para se beneficiar ilicitamente, para tirar vantagens próprias, ou ter prazeres momentâneos.

Vamos dar um basta nisso tudo!!!
Diga SIM à
Cidadania, direito a ter direito.

bjksss,
Giully

3 comentários:

  1. É nega! Infelizmente as coisas acontecem dessa maneira a milênios.
    A História nos mostra que sempre houveram opressores e oprimidos,o que não significa que também não houveram mártires por grandes causas.Talvez agora com a globalização nos choquemos mais porque os problemas se transportam para dentro de nossas casas, entretanto não podemos ser hipócritas e nos eximirmos da responsabilidade social porque é com nosso voto que essa cambada de maus brasileiros estão no poder, mas também entrar em conflito aberto contra o sistema podre que se instalou é suicídio porque o povo mal instruído é guiado como cordeiro alegre ao abatedouro. Digam viva!!! aos "VALES LULA"
    Nosso tio Juarez, grande homem e patriota, diga-se de passagem até hoje tem seus atos distorcidos no movimento de 64.Os militares que deram suas vidas pela manutenção da democracia e suas viúvas e filhos, padecem abandonados ao léu como carrascos enquanto nossos verdadeiros opressores deleitam-se nas costas dos brasileiros amealhando indenizações milionárias pela opressão que sofreram.
    Pode parecer discurso político, mas não concorro a nenhum cargo eletivo, na realidade sou "brasileiro", mais um entre tantos que acredita no seu povo e quer ver seu País despontando entre as grandes nações e o seu povo prosperando sem desigualdades sociais tão significativas.
    Não acredito em ideologias partidárias,PMDB, PT,PDS,PV... entre outros, para mim, são um monte de letras sem significado e consistência. Acredito sim, num governo em que o povo tenha educação, saúde, trabalho e comida na mesa, pois somente dessa maneira ele poderá escolher bem seus representantes.
    Na realidade, a luta do nosso tio acabou sendo em vão porque o povo continuou escravo da ditadura educacional que lhe foi imposta pois desde a época do descobrimento nosso povo como nossos antepassados silvícolas se vendem por espelhos e quinquilharias.
    Um beijo e até qualquer hora.
    Marcos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Giuly, realmente você tocou no ponto chave!
    Temos sim os nossos direitos, mas também temos os nossos deveres. E devemos criar uma sociedade capaz de se respeitar, é o mínimo!
    Eu sempre gostei das campanhas do Betinho sobre cidadania e acho que isso é um exercício constante que devemos fazer e ensinar, além de praticar, é claro!
    E isso começa em casa!
    Começa com o respeito à família, a si próprio, com uma educação voltada para um cidadão ético e com a prática na realidade do que se ensina para a criança, pois elas aprendem atrvés do exemplo e da vivência.
    Adorei o texto e a mensagem, uma ótima forma para refletirmos sobre nossas atitudes diárias.
    Um grande beijo amiga e conte comigo!
    Vivian Barros

    ResponderExcluir
  3. O que nos falta é a consciência dos deveres, pois é muito mais fácil apontar para o erro do outro. Como diz Leonardo Boff: A vida depende da ética do cuidar. Ninguém ama aquilo que não conhece e ninguém cuida daquilo que não ama.
    Precisamos nos permitir conhecer e amar.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir